sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Desbravador do Iaco "Nacélio Areal"


O seringalista Narcélio Areal foi um dos primeiros a lutar pela integração dos munícipes de Sena Madureira, visando tirar o homem do campo do isolamento quase secular.
Em entrevista com o mesmo, ele relatou alguns fatos sobre sua vida.
Minha vida todinha foi lutando com trabalhos pesados. A minha vida toda foi no interior, passei dez anos no seringal Rampado, fui fornecedor da Eletroacre em Sena Madureira pra gerar energia por vários anos. Fui o primeiro que sentou um cerâmica mecanizada. Depois fui pro seringal Cachoeira no Rio Macauã no qual estou a dezoito anos. Agora estou há seis anos desapropriado pelo governo federal e lá nada posso fazer, sou só um guardião da minha terra. Pois eu não saio de lá enquanto não receber o meu dinheiro, porque comprei e paguei. Nesse seringal localizado em Sena Madureira no Rio Macauã eu abri pasto, abri minha sede, e fiz barracões e até hoje moro nele. Vivo sobre o seringal Cachoeira e abri uma estrada de 87 km na selva amazônica, sem ajuda de ninguém. Só o Edmundo Pinto, que era governador do Acre, me deu 3.000 litros de óleo diesel, pois foi só a ajuda que recebi, mas nenhuma outra.

Eu tenho orgulho de ser acreano! Para mim é a melhor terra do Brasil, não conheço outra terra melhor que o Acre. Porque aqui se vive, quem trabalha vive muito bem e quem não trabalha, quem trabalha pouco, também vive.
De fato a vida aqui já foi muito difícil, em tempos passados, quando as coisas eram escassas. Não tinha estradas, por exemplo, quando eu morava no seringal Rampado. Os varadouros que o combóio entrava na segunda-feira chegava somente no sábado.
Pesquisa realizada pelos acadêmicos do curso Música.

Dailan Lima Pinheiro
Renato Costa de Almeida
Karla Sílvia Sampaio Pinheiro
Josiane Queiroz de Oliveira
Deyson Rodrigues dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário